fbpx

Tempo de leitura: 3 minutos

Família Portofino,

Nesta quarta-feira (25), participamos de um café da manhã, evento promovido pela RPS Capital, com o vice-presidente da República Hamilton Mourão.

Confira a seguir alguns dos principais assuntos abordados no encontro.

Aquecimento global

Dentre os assuntos discutidos, o vice-presidente foi questionado sobre a questão do aquecimento global. Mourão destacou que se o Brasil encerrar o desmatamento já entrega o compromisso de redução de emissão de carbono. “Acabar com o desmatamento é fácil, o difícil é a manutenção”, afirmou ele.

Crise global

A respeito da crise que o mundo todo vive, o ex-militar comentou um pouco sobre a guerra que acontece no leste europeu. Na opinião dele, a Ucrânia se preparou para esse conflito desde a invasão da Crimeia, com o ocidente já auxiliando o país com armas de última tecnologia. Ademais, ele disse não haver um indicativo para o fim do conflito.

Mourão abordou mais dois tópicos referentes à crise mundial. Ele comentou sobre os superciclos de manutenção de poder, tanto na Rússia quanto na China, que querem ficar até 2035 no poder. Além disso, ele também falou da dificuldade que o lado democrático tem em meio a enorme guerra de versões e disputas culturais. 

Saiba mais: Conheça e tire suas dúvidas em nosso guia sobre Family Offices e Multi Family Offices

Dificuldades do Brasil

Trazendo a conversa para o território nacional, o vice-presidente comentou sobre dois pilares: fiscal e produtividade. No âmbito fiscal, ele disse que a reforma da previdência precisará voltar daqui a 5 anos. Complementou também falando que tem que ser aprovada uma reforma administrativa, que já está muito bem formulada e só precisa de empenho político.

No lado da produtividade, para Mourão o primeiro passo é a reforma tributária com um IVA, trocando do imposto do consumo para a renda. Ainda conforme o general da reserva, o segundo passo tem que ser via infraestrutura

Eleições 2022

Por fim, Mourão falou sobre as eleições presidenciais de 2022. Segundo ele, até o meio do ano Bolsonaro deve empatar tecnicamente com Lula. Dessa forma, ele diz não acreditar em terceira via e que as eleições serão acirradas.

O vice-presidente fez questão de ressaltar que não há nenhuma possibilidade de golpe. “Não há espaço na política global para isso. Teríamos sanções ao estilo das que estão ocorrendo na Rússia”, finalizou.

_________________________

Este conteúdo é produzido pela PORTOFINO MULTI FAMILY OFFICE e a nossa posição não é partidária.
As opiniões expressas aqui são dos palestrantes e convidados do evento.

Somos um multi family office independente, de plataforma aberta, mas não estamos isolados.
Podemos gerenciar os seus investimentos em qualquer instituição financeira custodiante no Brasil e no exterior, consolidando as suas posições e cuidando para que a seleção dos ativos utilizados em suas carteiras não tenham nenhuma intermediação, com relatórios mensais integrados para lhe fornecer uma visão global do seu patrimônio.

Nosso trabalho é alinhado exclusivamente aos seus objetivos, sem conflitos de interesses.

Imagem em destaque: Marcelo Camargo/Agência Brasil