fbpx

Administrar uma carteira de investimentos não é tão intuitivo quanto parece, pois sem o conhecimento adequado sobre mercado financeiro, o mínimo erro pode ser tornar um grande prejuízo.

Ainda mais nos dias de hoje, em que a economia brasileira anda instável, começar a investir de qualquer jeito não é uma boa ideia.

No entanto, é possível notar que o mercado está cheio de oportunidades, inclusive a B3 bateu recordes de CPFs cadastrados no último ano, o que é um ótimo sinal.

Mas o que os novos investidores percebem ao ingressar nesse mercado é que é necessário dedicar um tempo para cuidar dos seus ativos, ainda mais sem o devido conhecimento.

Por isso, no artigo de hoje vamos te trazer os benefícios de contar com uma gestão profissional para administrar sua carteira de investimentos, de forma eficiente e lucrativa.

Destaque para a nossa Carteira Administrada, que é um dos serviços mais procurados aqui da Portofino Multi Family Office.

Conheça as vantagens desse serviço e boa leitura.

O que é uma carteira administrada?

Em termos simples, o serviço consiste em contar com profissionais que serão responsáveis por fazer a gestão dos seus investimentos, ou seja, uma equipe dedicada ao dia a dia da seleção, alocação e acompanhamento dos melhores investimentos para o seu perfil, alinhado aos seus planos e visão de futuro.

Dessa forma, é possível conquistar a tão sonhada tranquilidade para focar em outros aspectos da sua vida, enquanto um time de profissionais certificados e preparados trabalham para ampliar seu patrimônio. 

Entretanto, ainda é comum encontrar pessoas céticas em confiar seu patrimônio na mão de terceiros.

Por isso, aqui abordaremos os principais pontos sobre a Carteira Administrada: entender como funciona, para quem se aplica, seus principais benefícios, quais as precauções a serem consideradas, e como contratar o serviço.

Como funciona a carteira administrada?

A Carteira Administrada é uma estratégia que funciona como um elemento-chave para diversificar e, consequentemente, proteger e ampliar o patrimônio financeiro.

Com ela, todo o processo de investimentos é conduzido por profissionais competentes e capacitados como já mencionamos. 

É bastante importante destacar que o mercado financeiro traz consigo diversas complexidades para quem investe.

Assim, é preciso que exista um nível de acompanhamento regular dos números e das movimentações, além de um profundo conhecimento dos mercados, para que as melhores escolhas e decisões sejam tomadas, com bastante agilidade.

Este trabalho só pode ser realizado por empresas certificadas e reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), garantindo uma maior segurança aos envolvidos.

Desta forma, há a segurança de que o seu patrimônio estará na responsabilidade de profissionais que selecionaram os melhores ativos conforme o seu perfil, compor um plano personalizado para os seus investimentos e cuidar de tudo, desde o processo operacional até o monitoramento constante, para que os diferentes cenários de altas e baixas do mercado não afetem os resultados de maneira negativa.

Conheça os nossos serviços de estruturação de Fundos Exclusivos

Quais as vantagens da carteira administrada?

Mesmo com o advento das fintechs, ou seja, bancos digitais que resolvem tudo online, ainda há o investidor que só consegue usar o modo tradicional do olho no olho.

De fato, não há problema em ter seus investimentos de renda fixa e até variável no banco tradicional onde você pode tomar um café com o gerente.

Porém, você pode estar deixando dinheiro na mesa, pois geralmente os bancos oferecem produtos de investimento de prateleira, que vão favorecer muito mais a instituição do que à você.

Via de regra, as instituições financeiras nem vão muito a fundo para saber seu perfil de investidor, então acabam montando uma carteira muito mais alinhada com os interesses do banco.

Isso quando não tentam empurrar um título de capitalização pouco atrativa, como se fosse a maior oportunidade do mercado.

Por isso que a modalidade de carteira administrada, quando feita com uma empresa séria, é muito mais condizente com o seu perfil investidor.

Antes de tudo é analisado os objetivos do cliente para traçar quais ativos serão mais adequados para alcançar um resultado satisfatório num determinado período.

Não só isso, pois sempre terá um especialista analisando as variações do mercado para poder fazer ajustes no percurso, sempre com muita transparência, incluindo apresentação de demonstrativos das taxas operacionais e comissões.

Dessa forma, é possível obter resultados mensuráveis e constantes.

Alinhamento de interesses

A corretora, assim como os bancos tradicionais, tem interesse que você ganhe, mas também precisa faturar.

A diferença é que o banco não quer fazer muito esforço para que você ganhe, pois os rendimentos da instituição são obtidos de outra maneira.

Então, antes de qualquer coisa, alinhar os interesses da empresa com os do cliente é fundamental para que todas as partes fiquem satisfeitas.

Na Portofino, por exemplo, montamos portfólios que se alinhem com seu objetivo, seja ele de curto ou longo prazo, pois o importante é que você fique confortável enquanto investidor.

Cobrança transparente

Não tem taxas escondidas ou cobranças indevidas, as comissões são estabelecidas antes mesmo do processo começar, para que você saiba exatamente quanto está custando a administração do seu investimento.

A escolha tem quer ser feita pela credibilidade e eficiência, não por preço, pois é o seu dinheiro que estará em jogo, então não pode haver margem para riscos.

Monitoramento constante

Toda carteira administrada aqui da Portofino, por exemplo, tem sempre o acompanhamento de um ou mais especialistas, pois sabemos da volatilidade do mercado.

Então não tem mágica, não basta montar um portfólio diversificado, sentar e esperar, tem que fazer ajustes constantes, em busca da otimização do investimento.

Com esse monitoramento constante, os riscos de perda diminuem muito, enquanto os lucros podem ser otimizados.

Consolidação das informações financeiras

Além de todo o controle das operações, oferecemos uma consolidação das informações através de relatórios periódicos, tanto para que você possa acompanhar o andamento do processo quanto para fins contábeis e jurídicos.

Gestão profissional capacitada

Todos os profissionais com acesso a sua carteira administrada têm que possuir formação específica na área, bem como estar devidamente regularizado junto à CVM.

Na Portofino, todos nossos gestores de carteiras são extremamente capacitados e experientes, para entregar resultados consistentes, sempre com muita transparência, para que o cliente tenha tranquilidade.

Eficiência tributária e fiscal

Não é só investir, há todo um entorno que faz parte do processo, como a parte tributária e fiscal.

Não tem como fugir dessas burocracias, afinal são importantíssimas para legitimar o processo. Por isso, aqui levamos isso muito a sério, e nossos profissionais são muito capacitados para entregar de forma eficiente.

Desde documentações até assessoria, para que seus investimentos cumpram com a legalidade fiscal.

Blindagem patrimonial

Investir é uma boa forma de aumentar o patrimônio, ainda mais se for com uma carteira diversificada e bem administrada.

Porém, uma vez que o patrimônio está consolidado, é preciso protegê-lo. Para isso, temos também os serviços de blindagem patrimonial.

São várias as formas de proteger os seus bens, e aqui analisaremos suas necessidades para indicar qual se encaixa melhor na sua realidade.

Como criar uma carteira administrada?

Criar uma carteira administrada envolve contratar uma equipe de profissionais competentes e capacitados para gerir seus investimentos, de modo a selecionar, alocar e acompanhar os melhores ativos financeiros para o seu perfil, alinhado aos seus planos e visão de futuro.

Confira a seguir um passo a passo para criar uma carteira administrada:

Defina o seu perfil de investidor

O primeiro passo para criar uma carteira administrada é definir o perfil de investimento do cliente.

Essa é uma etapa crítica, pois determinará a alocação de ativos da carteira, ou seja, como os recursos financeiros serão distribuídos entre diferentes tipos de ativos financeiros, como ações, títulos, fundos imobiliários, fundos de investimento, entre outros.

Para definir o perfil de investimento, o gestor da carteira geralmente faz uma série de perguntas ao cliente, como a idade, renda, experiência prévia em investimentos, horizonte de investimento, necessidades de liquidez, objetivos financeiros e tolerância ao risco.

Com base nas respostas do cliente, o gestor pode classificá-lo em um perfil conservador, moderado ou agressivo.

Um investidor conservador, por exemplo, prefere investimentos de menor risco, como títulos de renda fixa e fundos imobiliários.

Investidores moderados, por sua vez, são mais abertos ao risco e podem investir em uma combinação de ativos de renda fixa e variável, enquanto um investidor agressivo está disposto a correr mais risco, investindo em ações e fundos de maior volatilidade.

Uma vez definido o perfil do investidor, o gestor da carteira pode começar a construir a alocação de ativos, selecionando os ativos financeiros que melhor se adequam ao perfil e objetivos do cliente.

A alocação de ativos deve ser cuidadosamente planejada para garantir uma combinação de ativos que atenda às necessidades de retorno e risco do investidor.

É importante destacar que o perfil de investimento pode mudar ao longo do tempo, à medida que as circunstâncias financeiras do investidor mudam.

Por este motivo, a carteira administrada deve ser regularmente revisada e ajustada para garantir que continue alinhada com os objetivos e necessidades do cliente.

Selecione uma empresa certificada e regulada pela CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é a agência reguladora do mercado de valores mobiliários no Brasil.

Ela é responsável por proteger os investidores e garantir a transparência e a integridade do mercado financeiro.

Quando se trata de selecionar uma empresa para investir em uma carteira administrada, é fundamental escolher uma que seja devidamente certificada e regulada pela CVM.

A CVM tem um papel crucial na supervisão e regulamentação das atividades das empresas que atuam no mercado financeiro brasileiro.

 Empresas que oferecem serviços de investimento, como as que gerenciam carteiras administradas, precisam obter a autorização da CVM para operar. 

Essa autorização significa que a empresa passou por um rigoroso processo de avaliação para garantir que cumpre com todas as normas e requisitos estabelecidos pela CVM.

Empresas fiscalizadas pela CVM são mais seguras e transparentes, portanto, verifique a reputação da empresa no mercado antes de fazer sua escolha.

Contrate um serviço

Contratar o serviço é uma escolha que deve ser feita com cautela, pois a pessoa ou empresa escolhida será responsável por gerenciar todo o patrimônio do investidor.

Após escolher a instituição financeira ou gestor, o investidor deve formalizar o contrato de prestação de serviços, que deve conter as informações sobre as condições e prazos para resgate, as taxas de administração e performance, os critérios de alocação dos recursos, entre outras informações relevantes.

Lembrando que a contratação do serviço não é uma decisão definitiva. O investidor pode optar por mudar de gestor ou instituição financeira a qualquer momento, caso não esteja satisfeito com o desempenho da sua carteira administrada ou com os serviços oferecidos.

No entanto, mudanças muito frequentes também podem impactar negativamente a rentabilidade da carteira devido aos custos de transação e às diferenças na estratégia de investimento.

Acompanhe os resultados

Por fim, acompanhar os resultados permite ao investidor avaliar se a sua estratégia de investimento está funcionando ou não e fazer ajustes para garantir que irá atingir seus objetivos financeiros no futuro.

Existem algumas métricas-chave que os investidores devem acompanhar ao avaliar os resultados da sua carteira administrada.

A primeira é o retorno da carteira em relação ao seu benchmark. O benchmark é um índice que representa o desempenho médio do mercado ou de um setor específico e é usado para avaliar o desempenho da carteira.

Se o retorno da sua carteira for inferior ao do benchmark, isso pode ser um sinal de que você precisa ajustar sua estratégia de investimento ou escolher um gestor de carteira mais eficiente.

Além disso, é importante avaliar a volatilidade da sua carteira.

A volatilidade é uma medida de quão rapidamente o valor da carteira muda ao longo do tempo. Se a sua carteira tiver uma volatilidade muito alta, isso pode indicar que você está investindo em ativos muito arriscados e pode precisar reconsiderar sua alocação de ativos.

Outra métrica importante é a taxa de desempenho do seu gestor de carteira.

A taxa de desempenho é uma taxa cobrada pelo gestor de carteira em cima da taxa de administração para incentivar o gestor a obter um bom desempenho.

Se o desempenho da carteira não for superior ao benchmark, pode ser difícil justificar o pagamento da taxa de desempenho.

Por fim, é importante avaliar o impacto das taxas e impostos sobre o retorno da carteira.

É importante lembrar que todas as taxas e impostos reduzem o retorno sobre o valor investido, então você precisa considerá-los ao avaliar os resultados da sua carteira.

Carteira administrada x fundo exclusivo

Em linhas gerais, o fundo exclusivo, como o nome deixa claro, é administrado com muita proximidade entre o gestor e o investidor, por isso costuma ser uma modalidade que tem um custo administrativo maior, porém pode ter vantagens tributárias atrativas.

Já na carteira administrada, o investidor tem acesso aos resultados, porém fica a cargo do gestor todas as decisões estratégicas, por isso é indicado para o iniciante que não tem tempo para se debruçar sobre o assunto.

Carteira administrada x consultoria de investimentos

A consultoria já é uma modalidade onde quem gere todas as operações é o próximo investidor, porém, conta com o auxílio de um consultor devidamente certificado pela CVM que vai aconselhar e dar suporte para a realização da compra e venda de ativos financeiros.

Geralmente é possível começar com uma consultoria e quando criar confiança no consultor passar para carteira administrada e ter mais tempo para focar nas suas atividades do dia a dia enquanto o gestor cuida do seu dinheiro investido.

Para quem serve a carteira administrada?

A Carteira Administrada é ideal para quem busca ampliar seu patrimônio, sem dedicar muito do seu tempo útil para isso.

Tudo acontece em um procedimento único e sofisticado, realizado por uma empresa com profissionais extremamente capacitados, como fazemos aqui na Portofino Multi Family Office.

Assim, é possível aproveitar os melhores momentos e direcionar sua energia para a família, o trabalho, e o lazer, enquanto profissionais trabalham para proteger e ampliar seu patrimônio de maneira exclusiva e dedicada.

Ou seja, é um modelo para quem quer tranquilidade, segurança e resultado. Em suma, esse é o modelo ideal para quem busca:

●        Resultados melhores;

●        Segurança para o futuro;

●        Processo personalizado;

●        Tratamento exclusivo.

Quanto custa o serviço de carteira administrada?

Essa é uma pergunta que tem aquela resposta que ninguém gosta: depende.

Na verdade, tudo vai partir da empresa que vai administrar essa carteira, pois cada uma vai trabalhar com taxas específicas.

Na média do mercado financeiro, as taxas administrativas ficam entre 0,5% e 2% do valor investido.

Por isso, é uma modalidade de investimento mais indicada para quem já tem um bom patrimônio, mas não tem tempo para administrar.

O que avaliar em uma empresa para contratar o serviço?

O ponto principal a ser considerado é a credibilidade. Afinal, você vai estar depositando parte do seu patrimônio na mão de um terceiro, então é importante que haja confiança.

Busque por empresas idôneas, que trabalham com profissionais certificados e tenham resultados para comprovar sua eficiência.

A oferta no mercado é grande, porém tem muita gente que apenas busca se aproveitar de novos investidores desavisados.

Dessa forma, busque empresas com gestores profissionais, registrados e autorizados pela CVM, que isso é uma boa chancela de credibilidade.

Selecionar um parceiro autorizado pela CVM

A Comissão de Valores Monetários, também conhecida apenas como CVM, é a entidade federal diretamente vinculada ao Ministério da Fazenda, que legisla e regula sobre as transações do mercado financeiro.

Todas companhias que administram carteiras administradas entre outros tipos de investimento, precisa estar devidamente cadastrada e em dia com as obrigações impostas pela CVM.

É de responsabilidade do órgão fiscalizar e autuar empresas que operam no mercado financeiro de forma irregular.

Portanto, sempre que for buscar uma gestora para seus investimentos, certifique-se de que esteja totalmente regularizada na CVM, pois a entidade é um indicativo da idoneidade da empresa que vai cuidar do seu dinheiro.

Porte para conseguir as melhores negociações

Ter uma carteira administrada por uma gestora competente pode ajudar a atender vários objetivos do investidor.

Um deles é o aumento de capital no curto ou médio prazo, quando a opção for por um portfólio mais arrojado, e dessa forma aumentar a capacidade de negociação para buscar novos investimentos.

A vantagem de uma carteira diversificada é poder fazer apostas em ativos promissores, sem comprometer o patrimônio.

Por isso, busque uma empresa com profissionais que consigam traçar um plano de ação que auxilie na conquista do seu objetivo, sempre trabalhando com a menor margem de risco possível

Histórico comprovado no mercado

No fim das contas, o que destaca uma empresa das suas concorrentes são os cases de sucesso.

É jargão no mercado que: “lucros passados não garantem lucratividade no futuro”. Porém, ter sua carteira administrada por uma empresa experiente que já mostrou um bom trabalho é sempre mais reconfortante.

Até porque, é muito mais fácil quem já fez sucesso replicar a dose, do que um concorrente que nunca mostrou nada.

Na hora de analisar o destino dos seus investimentos, leve em conta o bom trabalho, de empresas que são destaques no mercado.

Serviço de carteira administrada com a Portofino Multi Family Office

Aqui, na Portofino Multi Family Office, oferecemos este serviço. Somos um escritório especializado em todo o processo de planejamento e gerenciamento de patrimônio.

Nosso objetivo é apresentar uma metodologia de investimentos moderna, sofisticada e, principalmente, personalizada para cada pessoa, família e empresa que atendemos.

Com profissionais treinados e experientes no assunto, oferecemos o serviço de Carteira Administrada para clientes no Brasil e no exterior.

Por isso, agende uma conversa com os nossos especialistas em Carteira Administrada e entenda como ela pode ser útil para você.

Conheça todos os serviços oferecidos pela Portofino Multi Family Office!

Conclusão

Enfim, ter uma carteira administrada pode ser a sua porta de entrada para o mundo dos investimentos, e assim agregar muito mais valor ao seu patrimônio atual.

O seu tempo é precioso, tanto quanto seus ativos, assim, deixar quem entende do assunto cuidar do seu dinheiro é fundamental para multiplicar o patrimônio de forma segura e com resultados mensuráveis.

Conheça os serviços exclusivos da Portofino Multi Family Office e veja como podemos administrar sua carteira de investimento com excelência.