fbpx

Esfera BR | Eduardo Leite

Tempo de leitura: 4 mins. 

Família Portofino,

No último domingo, 17 de outubro, jantamos com Eduardo Leite atual governador do Rio Grande do Sul que concorrerá com João Dória e Arthur Virgílio à vaga de representante do partido PSDB nas eleições presidenciais de 2022. Neste jantar, Eduardo apresentou a sua agenda de propostas e objetivos para o nosso país. Confira abaixo os principais pontos comentados:

  • Atualmente Eduardo tem 36 anos. Aos 27 foi eleito prefeito de Pelotas e, aos 33 anos, governador do Rio Grande do Sul. Com isso, se tornou o mais jovem governador eleito na história brasileira.
  • Ele se considera um candidato do centro, mas deixa claro que isso não quer dizer “em cima do muro”. É uma forma que encontra para explicar resumidamente a importância do diálogo entre as classes e não a polarização da defesa do povo ou do empresariado, da propriedade privada, a qual apoia firmemente.
  • Eduardo prevê que problemas fiscais e um país dividido, será um dos maiores desafios do próximo presidente brasileiro. Mas, para enfrentá-lo, reforça a sua experiência atual como Governador eleito e um Estado com dívidas exorbitantes. Além disso, ressalta que seu principal propósito será unir o Brasil, governando para quem votou e não votou nele.
  • Enquanto muitos falam sobre uma eleição concentrada e praticamente vencida, ele vê muito espaço para uma terceira via considerando a alta rejeição dos candidatos Lula e Bolsonaro.
  • Afirma que não quer ser o salvador da pátria e que renunciaria à candidatura se houvesse um nome forte para a terceira via.
  • Há uma recorrente afirmação de respeito aos eleitores e abertura ao diálogo. Ilustra essa ideia dizendo que enxerga um deputado não simplesmente pelo CPF, mas como um representante da população com os quais honrará as convergências, assim como escutará as divergências.
  • Afirmou a sua crença nas privatizações e seus benefícios para a economia prevendo um crescimento de até 12% do PIB no Rio Grande do Sul neste ano como reflexo de iniciativas de privatização.
  • Entende que focar no turismo pode trazer muitas oportunidades para o Brasil. Mas, que para melhorar o desempenho do setor é necessário investimento em estrutura como rodovias e aeroportos. “O Brasil gasta apenas U$ 8 milhões de dólares por ano com propaganda de turismo enquanto a Argentina gasta U$30 milhões e o México  U$100 milhões”. Aumentar a qualificação dos profissionais do setor também é um desafio, do dono do hotel aos profissionais de uma agência de viagens.
  • Também aproveitou o encontro para destacar alguns pontos positivos do seu governo. Entre eles, conta que quando assumiu, há 3 meses um Estado que não pagava as contas dos principais hospitais. Mas que hoje, conseguiu deixar a máquina pública mais eficiente, mesmo com a diminuição dos impostos, consegue honrar com os pagamentos.
  • Ele não acredita em reeleição e inclusive vai ser um dos projetos para focar se for eleito. Ele quer que prefeito, governador e presidente tenham apenas um mandato, sem poder concorrer a reeleição.
  • Para finalizar, comentou que vai tornar o Bolsa Família mais eficiente, colocando prazo de entrada e saída para incentivar o beneficiário a se movimentar enquanto estiver no programa.

Considerações finais Portofino:

Ele tem carisma, se comunica muito bem, e quer promover o diálogo com o Brasil. Acreditamos que dará trabalho para os demais candidatos e poderá contar com apoio contundente do público feminino, porém, ainda há um longo caminho. Mesmo com muita capacidade, sua juventude pode ser um empecilho para uma disputa presidencial. Por outro lado, o Brasil é um país carente de renovação e novas ideias também na política. Se for aprovado como candidato do partido PSDB, poderá surpreender. Estamos acompanhando por aqui.

Esta é uma iniciativa Portofino Multi Family Office e EsferaBR com o propósito de fomentar o diálogo entre políticos e empresários brasileiros. A nossa opinião é neutra e não é partidária.

Clique aqui para saber a opinião de mais personalidades em outros eventos.

São Paulo
Av. Chedid Jafet, 222 - Vila Olimpia
11 2592 4484

Porto Alegre
Av. Sen. Tarso Dutra, 565
51 4042 1854

Curitiba
Praça São Paulo da Cruz, 50
41 99671 6622

Belo Horizonte
Rua Antonio de Albuquerque, 271 - Savassi
31 3181 0408

Recife
Av. República do Líbano, 251 - Pina
81 9915 9270

Nova York
800 Third | New York
+1 917 385 7804