fbpx

Tempo de leitura: 15 min

Família Portofino,

Nesta quinta-feira (18.08.22), aconteceu o Macro Day, evento realizado pelo BTG Pactual que reuniu diversas figuras importantes dos cenários político e econômico, como Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central, Paulo Guedes, Ministro da Economia e candidatos ao governo de São Paulo, tais como Fernando Haddad, Rodrigo Garcia, Tarcísio Freitas, além de outras personalidades políticas e empresariais.

Confira a seguir um overview do evento:

Economia Americana

No primeiro painel do dia, William Dudley, Economista e Ex-Presidente do Federal Reserve Bank of New York, foi o convidado para passar a sua visão sobre a economia americana. Ele classificou que há uma política moderada nessa recuperação econômica pós-pandemia. Nas palavras dele, o Fed vem tentando preencher essa lacuna com uma situação mais ou menos neutra. “A taxa de juros estava muito atrás e agora tem que voltar, estando próxima do neutro”, disse Dudley.

O economista ainda comentou que a comunicação do banco central americano não anda muito boa e menos ainda disposta a dizer tudo o que precisa ser feito em relação a essa política monetária. “Vai demorar muitos meses até que o Fed consiga controlar a inflação”, afirmou ele. No fim, Dudley falou que ter a inflação de volta aos 2% é uma das tarefas chaves.

O Papel dos Bancos Públicos

Na sequência, no painel “O Papel dos Bancos Públicos”, Gustavo Montezano, Presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e Daniella Marques, a nova Presidente da Caixa Econômica Federal, foram os convidados para participar.

Em sua primeira participação, Montezano falou sobre a mudança pela qual o BNDES passou, sendo até reconhecida pela Euromoney como a maior transformação bancária. “Buscamos mudar o eixo do banco, não só na dimensão financeira, mas dar uma visão mais moderna de desenvolvimento. Vejo esse movimento ainda pelo começo, não somos mais um banco monopolista que distribui subsídios”, disse.

Montezano também falou sobre a temática ESG, que é um assunto que cada vez mais ganha espaço e importância. Sobre isso, ele mencionou que, aqui no Brasil, o ESG começa com a letra G, pois quanto mais “Governança” a gente tiver, melhor vai ser.

No outro lado da conversa, Daniella Marques falou bastante sobre a Caixa e sua experiência, agora como Presidente do banco, além de ressaltar o poder de inovação e bancarização da instituição. Neste sentido, ela aproveitou para dizer que o Brasil é o governo mais digital das américas e o sétimo do mundo. Marques ainda falou sobre a importância do programa Caixa Pra Elas, criado para acolher, incentivar e dar oportunidades para todas as mulheres do Brasil, com três pilares: prevenção contra violência da mulher e crianças, empreendedorismo feminino e orientação financeira, além de uma estratégia de produtos e soluções totalmente voltados para elas.

Cenário da Política Monetária

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, realizou uma apresentação sobre política monetária, falando sobre Brasil e o cenário internacional. Campos Neto externou que a inflação parece estar atingindo o pico em muitos lugares e o que tem diferenciado um país de outro é a dinâmica de mão de obra. 

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia e os “lockdowns” na China adicionaram pressão ao cenário global. Além disso, o conflito produz impactos de curto e longo prazo sobre a questão energética. Ele também explicou que a guerra deve provocar uma reorganização dos blocos geopolíticos com implicações para as cadeias de comércio de produtos como energia (petróleo e gás natural), alimentos, insumos básicos e suprimentos bélicos. Em contrapartida, essa reorganização pode representar uma oportunidade para o Brasil.

No quesito da atividade econômica, ele disse que o Brasil tem revisado a previsão de atividade global para cima, enquanto outros países têm revisado para baixo. A projeção de PIB do BC está um pouco acima dos 2% para este ano. 

Olhando para um cenário mais amplo, ele afirmou que as condições financeiras apertaram muito rapidamente ao mesmo tempo e que a recessão europeia foi um pouco mais forte do que ele esperava.

O presidente do BC também realizou breves comentários sobre criptoativos, metaverso e tokenização.

Cenário Econômico e Político Brasileiro

Iniciando os painéis da tarde, André Esteves, Chairman e Sócio Sênior do BTG Pactual, falou sobre economia americana, inflação, taxa de juros e outros assuntos de destaques do momento atual. Um dos pontos que ele levantou foi ao dizer que acredita que o Fed está atrás da curva.

Além disso, outro tópico que foi alvo de grande debate diz respeito às cadeias globais atualmente. “Vamos viver em um mundo onde as cadeias globais vão se organizar por segurança energética, cibernética, ambiental e geopolítica. Nesta linha, é positivo para o Brasil, pois oferecemos todas essas seguranças”, opinou ele.

Ainda sobre essa questão, Esteves pontuou que a divisão geopolítica de hoje pode ser ruim ao dividir o mundo em dois lados. “Um mundo de Amazon e outro de Alibaba, um lado da Nokia e outro da Huawei”, exemplificou.

Esteves também comentou que nós estamos num padrão de mercado muito diferente dos últimos 30 anos. Ele explicou que os mercados emergentes sempre foram atrelados ao crescimento, apesar de oferecerem um risco maior e não serem economias tão estabelecidas. “Essa classe foi se tornando muito diferente, com países nesse pacote muito diferentes, não sendo propriamente emergentes ao conceito que era cunhado antes. O Brasil é muito menos growth e muito mais yield”, disse ele.

Na reta final, Esteves se dirigiu mais aos investimentos, dizendo que na visão dele o Brasil está barato comparado com outros ativos internacionais. “As taxas de juros estão altas. Acho que já chegamos no topo. A minha impressão é que, passada a incerteza eleitoral, acho que vamos ter um rally de preços”, finalizou.

Eleições 2022: Governo de São Paulo

O candidato ao Governo do Estado de São Paulo, Fernando Haddad, foi entrevistado no evento e, logo no início, falou que não estamos bem na política. Ele citou que o nível de degradação vivido atualmente é muito acentuado. “Vejo com bastante preocupação o que está acontecendo no Congresso Nacional e em São Paulo”, disse Haddad. Os gastos públicos também foram alvos de crítica, com a qualidade sendo descrita como “em plena decadência, em nível federal e estadual”.

As eleições, como não podia ser diferente, também foram assunto. Para Haddad, fazendo referência à união entre Lula e Alckmin, seu partido conta com o melhor arco de alianças, equipe técnica e programa político em SP. “As pessoas estão sofrendo muito no Brasil. Queremos fazer um projeto que traga esperança de volta para elas. O desafio é mostrar que é possível crescer com mais justiça social”, finalizou o candidato.

Agenda Política

O painel “Agenda Política” teve a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que comentou a respeito de privatizações, dizendo acreditar que daqui uns anos a privatização da Eletrobrás será um case de sucesso.

Ainda, também reforçou a posição do congresso, que “qualquer presidente eleito tem que saber que tem um Congresso Nacional no meio para fazer um contraponto das decisões”.

Também foram pauta da conversa, as questões das eleições, com bastante discussão acerca dos ataques às urnas eletrônicas e os riscos de contestações dos resultados, e dos movimentos previstos para 7 de setembro.

“Acho que ele [Bolsonaro] erra quando ataca as urnas. Precisamos de eleições transparentes e as urnas eletrônicas são reconhecidas como tal, sim. Sempre respeitando as instituições e a democracia. Quem ganhar será eleito”, afirmou Lira.

Cenário Econômico

No painel mais esperado do dia, Paulo Guedes, ministro da Economia, falou sobre reformas, explicando que quando a covid chegou criou uma lógica de que quem tem o timing das reformas é a política. Ao ser perguntado qual para ele é a reforma mais importante a ser feita, respondeu que “a mais importante é a próxima”.

Neste sentido, ele comentou sobre a redução do IPI e ICMS. “Quem dá o timing das reformas é a política. Perdemos a janela de oportunidade da reforma tributária, mas não desistimos.” Guedes também passou sobre as contas do governo, as quais afirmou que estão arrumadas e a arquitetura fiscal está robusta e voltou a defender que o governo não faz populismo fiscal. Além disso, ele mencionou uma reconfiguração das cadeias produtivas no mundo, dizendo que ele não será mais o mesmo depois da guerra no leste europeu.

Por fim, o ministro afirmou que o Brasil está super bem posicionado no mundo e que basta não fazer besteira. “Isso tem a ver com o voto”, disse.

Eleições 2022: Governo de São Paulo

O segundo candidato a governador de São Paulo a falar no Macro Day foi Rodrigo Garcia, Governador do Estado de SP. Questionado sobre um possível desgaste do PSDB em São Paulo, Garcia disse que ninguém vota em partidos, mas em pessoas. Ressaltou que os eleitores não escolheram o PSDB para governar o estado, e, sim, pessoas com seus valores.

Perguntado sobre a privatização da Sabesp, ele contou que incluíram mais de 2 milhões de consumidores, realizaram a despoluição do Rio Pinheiros e explicou que a Sabesp e o estado têm uma realidade diferente de 2019. “Qualquer decisão quanto a Sabesp hoje é muito fácil, pois o dinheiro pode ser destinado a grandes investimentos que São Paulo tem pela frente. Antes, seria para pagar dívidas”, analisou. 

Sobre a campanha política, Garcia se descreveu como alguém que sempre foi do diálogo, um “construtor na política”. Ele comentou que irá dialogar com qualquer um que sentar na cadeira da presidência. “Antes do meu partido e da minha coligação vêm SP”, afirmou.

Na parte final, desenhando um possível confronto com Fernando Haddad no segundo turno, ele disse que a estratégia será relembrar o tempo dele como prefeito. “Haddad quando saiu de SP deixou fila de creche. Deixou a cidade com a maior fila na saúde pública, além de obras inacabadas. Então, irei relembrar a administração dele. Perdeu para branco/nulo na tentativa de reeleição”, relembrou Garcia.

Eleições 2022: Governo de São Paulo

O último candidato a falar no palco do Macro Day foi Tarcisio Freitas. O ex-ministro falou bastante sobre infraestrutura e como pode implementar essa temática como governador de São Paulo. 

Ele mencionou a grande quantidade de leilões realizados no governo Bolsonaro e disse que o Brasil vai virar um grande canteiro de obras, “uma mola propulsora de geração de empregos”.

Em São Paulo, ele vê uma série de potências em São Paulo que estão adormecidas. “São mais de 300 cidades em São Paulo cortadas pelos trilhos de trem. Temos tudo para transformar o estado em um canteiro de obras e tirar do papel uma série de iniciativas que estão no papel”, explicou Freitas.

Cenário Macro

O último painel do evento contou com a participação de Mansueto Almeida, Economista-chefe do BTG Pactual, Eduardo Loyo, sócio do BTG Pactual, e Tiago Berriel, Estrategista-chefe do BTG Pactual Asset Management. 

Os três foram questionados sobre a última reunião do Copom e o plano apresentado pelo Banco Central. Berriel analisou que, em sua opinião, o ciclo de política monetária parou. “Acho difícil que a gente veja uma alta adicional, com o maior risco no fiscal”, afirmou. Por outro lado, comentou que o problema da inflação está longe de se resolver. “Temos núcleos muito fortes e expectativa de inflação fora do lugar”, disse.

Em complemento, Loyo também explicou que o grande risco do plano traçado pelo Banco Central é de ter uma confusão fiscal ou ter outro choque exógeno de grandes proporções. Mansueto corroborou que o fiscal pode, sim, atrapalhar o monetário e adicionou que não sabemos como vai ser depois das eleições. Para finalizar, eles também teceram breves comentários sobre os EUA e a atuação do Federal Reserve.

Acompanhe a nossa newsletter:

Macroeconomia: overview do nosso time de Gestão

https://www.portofinomultifamilyoffice.com.br/brasil-apresenta-boa-recuperacao-mas-cautela-prevalece/

Bastidores da política e do empresariado brasileiro

https://www.portofinomultifamilyoffice.com.br/almoco-com-jair-bolsonaro-e-paulo-guedes/

Wealth Planning

https://www.portofinomultifamilyoffice.com.br/wealth-planning-novas-regras-bvi/

Parceiros – Relacionamento com o Mercado

https://www.portofinomultifamilyoffice.com.br/cafe-da-manha-com-andre-vainer-athena-capital/

https://www.portofinomultifamilyoffice.com.br/cafe-da-manha-com-eric-archer/

Soluções Portofino MFO

https://www.portofinomultifamilyoffice.com.br/5-sinais-de-que-voce-precisa-de-planejamento-patrimonial-e-sucessorio/

https://www.portofinomultifamilyoffice.com.br/portofino-inaugura-area-de-ma/

#Portofinonamidia

https://www.portofinomultifamilyoffice.com.br/portofinonamidia-3/

___________________________________________________________________________

Este é um conteúdo produzido por PORTOFINO MULTI FAMILY OFFICE e fomenta o diálogo sobre a política e o empresariado brasileiro. A nossa opinião é neutra e não é partidária. Quer acessar outros mais? Clique aqui.