fbpx

Pessoas com maior poder aquisitivo normalmente têm acesso a produtos e serviços exclusivos, como o Family Office.

Esse serviço de assessoria é destinado às famílias com muitos recursos e abrange as áreas jurídica, contábil, fiscal e de investimentos.

De acordo com o relatório global World Wealth, o número de milionários no Brasil já chega perto das 200 milhões de pessoas.

Através do Family Office, é possível garantir que os bens dessas famílias sejam administrados e multiplicados com segurança. 

Assim, garantindo uma boa qualidade de vida para as suas próximas gerações.

Para te ajudar a entender melhor como funciona o Family Office e quais os tipos existentes desse serviço, preparamos este guia completo. Confira abaixo!

O que é um Family Office?

O Family Office é um serviço completo de assessoria voltado para a administração dos bens de famílias com alto poder aquisitivo.

A gestão de grandes patrimônios também serve para atender famílias donas de empresas de grande porte ou multinacionais. 

É válido pontuar que, apesar das semelhanças, esse tipo de assessoria patrimonial não é igual ao private banking ou wealth management

Afinal, o private banking está relacionado a disponibilização de produtos e serviços financeiros por bancos para clientes vips.

Já o wealth management tem foco na alocação de recursos financeiros de clientes com grande riqueza.

Em contrapartida, o Family Office é uma consultoria prestada após a contratação de escritórios especializados na gestão de fortunas.

Além da gestão de investimentos, ele abrange questões como:

  • Dimensionamento do padrão de vida familiar;
  • Análise patrimonial;
  • Planejamento sucessório e tributário;
  • Conformidade tributária;
  • Acesso a serviços financeiros privados e fiduciários;
  • Gestão de documentos e registros;
  • Contabilidade (gestão de despesas e pagamento de contas);
  • Escolha de previdência e seguros;
  • Educação financeira para membros da família.

Nos escritórios de Family Office, consultores ficam responsáveis por amparar tudo o que está relacionado ao patrimônio da família.

Além disso, eles também podem auxiliar na gestão do grupo empresarial do seu cliente.

O objetivo final é contribuir para o crescimento econômico das famílias avaliando cenários, riscos e oportunidades.

Em geral, a quantia mínima de patrimônio para poder contratar os serviços de um Family Office é de R$100 milhões.

family office o que é

Tipos de Family Office

Existem dois tipos de Family Office disponíveis no mercado: o single-family office (próprio) e o multi-family office (terceirizado).

Para que você entenda melhor como cada um deles funciona, vamos te apresentar suas principais características.

Confira abaixo quais são os dois tipos de Family Office:

Single Family Office (SFO)

O Single Family Office é um tipo de empresa criada pela própria família para administrar e multiplicar seu patrimônio e investimentos.

O objetivo é poder contar com serviços exclusivos e personalizados que atendam a todas as necessidades dos indivíduos.

Entretanto, por precisar ser totalmente desenvolvida pelo grupo familiar, a estrutura de family office próprio costuma sair mais cara.

Multi Family Office (MFO)

O Multi-family Office consiste em uma empresa privada que oferece serviço de assessoria patrimonial a várias famílias.

Apesar de não ser constituído por um grupo familiar, ele pode apresentar soluções personalizadas aos seus clientes.

Dentro dessa categoria, existem Multi-Family Offices que investem, decidindo a estratégia de investimento junto à família e executando-a posteriormente.

Além disso, também existe a opção de monitoramento. 

Nesse caso, ao invés de executar a estratégia definida junto com a família, eles a repassam para que bancos, gestores de fundos ou de ativos possam colocá-la em prática.

Single ou Multi Family Office: qual escolher?

A escolha entre o tipo de Family Office a ser contratado deve levar em consideração as suas particularidades.

No Single-Family Office, é preciso que uma empresa seja criada para a gestão de patrimônio, o que envolve bastante planejamento.

Consequentemente, os custos dessa estrutura são mais altos, já que é necessário criar processos seguros e que atendam com totalidade as demandas da família.

O investimento aumenta para a contratação de profissionais especializados na gestão de fortunas.

Nesse caso, ainda existe o risco de que o andamento do processo seja prejudicado caso eles saiam do projeto sem alguém para substituí-los.

Já no Multi-Family Office, a gestão patrimonial é feita por uma empresa especializada e com processos já bem estruturados.

Por conta disso, o custo envolvido é muito menor para as famílias, que também contam com organização e planejamento patrimonial nas mais diversas áreas.

Outro ponto de destaque é a existência de uma equipe de especialistas com vasta experiência em áreas específicas e no projeto como um todo.

Se um profissional estiver ausente ou tirar férias, outros estarão totalmente capacitados para assumir as obrigações.

Além disso, por conta da divisão por atividades, as informações das famílias não ficam concentradas, aumentando a segurança e privacidade.

Portanto, com possibilidade de personalização e uma equipe amplamente capacitada tecnicamente, o Multi-Family Office pode ser considerado uma melhor opção.

family office

Como funciona um Family Office?

O serviço de Family Office, como já dito, abrange todos os pontos relacionados aos bens de famílias e seu patrimônio financeiro como um todo.

Na parte financeira, ele fica responsável por negociar com prestadores de serviços, escritórios de contabilidade, advogados e bancos. 

O Family Office também faz o planejamento de pagamentos e acompanhamento do fluxo de caixa de forma a regularizar as finanças como um todo.

Além disso, o serviço analisa e, em alguns casos, executa as melhores aplicações financeiras de acordo com os objetivos e perfil de risco definidos pelos indivíduos.

Em geral, a carteira de investimentos administrada é diversificada para obter uma maior lucratividade com menos exposição ao risco.

O gerenciamento patrimonial do Family Office também faz o monitoramento e preservação dos bens como um todo.

Por isso, atua fazendo a assessoria na compra, venda ou locação de imóveis e automóveis residenciais ou comerciais.

É possível notar, portanto, que o Family Office funciona com o objetivo de preservar, multiplicar e transmitir o patrimônio de famílias para suas futuras gerações.

Sem esse suporte, a gestão do grande volume de recursos se torna muito mais vulnerável a erros que possam comprometer todo o esforço dedicado a conquistá-los.

Por isso, a busca por empresas com expertise e vasta experiência no gerenciamento patrimonial, como a Portofino, é essencial.

Serviços oferecidos

Como visto, um Family Office pode oferecer uma vasta gama de soluções desenvolvidas de acordo com a necessidade das famílias.

São serviços relacionados ao Family Office:

Dimensionamento do padrão de vida

Levantamento de ganhos e despesas para estabelecimento de limites de gastos e alinhamento com as possibilidades da família.

O objetivo é a manutenção do patrimônio e melhoria do padrão de vida de forma equilibrada.

Planejamento Tributário 

Ações para a redução da carga tributária, escolha de produtos de previdência, mediação com advogados e contadores etc.

Entre algumas ações, estão incluídas: implantação de fundos exclusivos, escolha de produtos de previdência e criação de uma holding patrimonial para administração dos bens.

Análise Patrimonial

Análise completa para ajudar as famílias a obterem mais retornos de cada item pertencente ao patrimônio.

É definido quais bens devem ser mantidos, vendidos ou dispensados, também auxiliando na gestão dos passivos e outros compromissos financeiros.

Gestão de Investimentos

Escolha dos produtos financeiros mais adequados para a proteção, preservação e multiplicação do patrimônio.

A estratégia deve levar em consideração a distribuição de renda e retorno total da aplicação, incluindo planos de resgate e aporte nas carteiras.

Planejamento Sucessório 

Definição das melhores estratégias para distribuição de herança e doações em vida visando eliminar conflitos e alinhar interesses individuais e coletivos.

Para isso, são avaliados quais os produtos mais adequados para o portfólio de cada herdeiro.

Proteção Patrimonial

Estudo das melhores coberturas para o patrimônio mensurável e imensurável das famílias de acordo com o planejamento sucessório.

Pode incluir produtos previdenciários.

Administração de despesas

Eliminação de gastos desnecessários e inesperados, como juros e multas, para possibilitar um aproveitamento saudável do patrimônio por parte dos membros da família.

Educação Financeira

Treinamentos individuais e coletivos aos herdeiros para garantir um bom uso dos bens e o cumprimento das obrigações relacionadas.

É apresentado tudo o que os membros precisam saber sobre seu patrimônio e investimentos.

Custos e formas de remuneração

Os custos do serviço do Family Office podem ser cobrados de diferentes formas, como através de uma taxa fixa ou percentual sobre o patrimônio administrado.

Em alguns casos, existe a combinação das duas opções de acordo com a complexidade da estrutura familiar e quantidade dos serviços demandados.

De todo modo, o investimento é compensado rapidamente com a melhoria na gestão dos recursos, redução tributária e melhor rentabilidade de investimentos.

Outra vantagem que faz o serviço de Family Office valer a pena financeiramente é o controle de despesas, dando mais tranquilidade aos membros da família.

family office

Entenda os seus benefícios

Contar com o serviço de um Family Office para a gestão patrimonial envolve diversas vantagens para famílias com grandes fortunas.

Afinal, esse apoio profissional ajuda na administração de inúmeros bens e obrigações financeiras, evitando problemas financeiros e fiscais.

Contemplando, além do capital financeiro, mas também imóveis, empresas e demais bens, o Family Office oferece os seguintes benefícios:

Gestão profissional do seu patrimônio

Com o Multi-Family Office, você possui uma equipe profissional e diversificada dedicada a atender as necessidades da sua família.

Tendo vasta experiência no mercado como um todo, esses especialistas oferecem soluções completas que envolvem a gestão de contas e investimentos.

Indo além dos investimentos, esse tipo de assessoria financeira também pode ser voltado para a preservação do patrimônio de empresas.

Dessa forma, garantindo o cumprimento de obrigações e a execução de atividades fundamentais para a manutenção dos bens para as próximas gerações.

Personalização

Apesar de ser dito que apenas o Single-Family Office oferece serviços personalizados por conta da exclusividade, esse é um equívoco.

Multi-Family Offices como a Portofino, por exemplo, oferecem uma gama de soluções personalizadas para atender com eficiência as necessidades das famílias.

E tudo isso com um custo muito mais vantajoso e uma série de outras garantias de segurança e resultado.

Solução estratégica

A estrutura robusta dos Multi-Family Offices também contribui para uma melhor solução de problemas.

Assim que uma questão é identificada, é muito mais fácil encontrar sua solução com uma rede de profissionais qualificados em diferentes áreas do conhecimento.

Seja qual for o problema ou necessidade relacionados ao seu patrimônio, esse tipo de Family Office é capaz de solucioná-los com agilidade e responsabilidade.

family office 2

Boa relação custo benefício

O serviço de Family Office tem como vantagem uma estrutura preparada para o atendimento a famílias com alto nível de recursos.

Em contrapartida, a contratação dos profissionais especializados envolvidos de forma individual se tornaria muito mais cara.

No final das contas, a assessoria patrimonial realizada por um Multi-Family Office se torna muito mais econômica.

Isso sem contar com todos os benefícios tributários e financeiros que são consequência desse trabalho.

Preservação da autonomia

Embora o serviço de um Family Office envolva bastante comodidade pela gestão patrimonial, todas as decisões são tomadas em conjunto com as famílias.

Isso quer dizer que, mesmo que uma ação seja a mais vantajosa de acordo com os especialistas, nada pode ser realizado sem a devida autorização de cada membro.

Somente com esse sinal verde a empresa começa a executar a estratégia e lidar com suas questões burocráticas.

Produção de relatórios

Uma das vantagens do Family Office é que este tipo de serviço, além de montar e realizar planos de ação, também permite o acompanhamento de todo o processo.

Periodicamente, relatórios são produzidos e compartilhados com toda a família para que ela possa analisar o resultado de estratégias ainda durante a sua execução.

Essa visualização completa e transparente de todos os serviços torna a relação entre Family Office e membros da família muito mais transparente e segura.

Mais tranquilidade para a família

Com o Multi-Family Office se responsabilizando por todas as atividades burocráticas, acaba sobrando muito mais tempo para que você se dedique ao que realmente importa.

Seja para a gestão estratégica de uma empresa ou para desfrutar os bens junto a quem você ama, contar com a assessoria patrimonial é a melhor decisão.

family office

Para quem é indicado a contratação do serviço?

Junto às grandes fortunas, naturalmente vêm também necessidades complexas e burocráticas de gestão de patrimônio.

Por conta disso, não é difícil encontrar famílias, geralmente proprietárias de grandes empresas, com dificuldade para lidar com seus bens e diversas obrigações.

Seja para a compra, venda de imóveis ou para resolver questões de contabilidade e de planejamento sucessório, o serviço de assessoria é o mais indicado.

Vale ressaltar, no entanto, a importância de optar por profissionais com experiência e reconhecimento no mercado. 

Por que escolher a Portofino Multi Family Office?

A Portofino é uma Multi-Family Office independente com mais de R$10 bilhões em ativos sob gestão e 45 especialistas.

Com escritórios em São Paulo, Recife, Porto Alegre e Nova York, temos soluções completas para gestão, proteção e ampliação do seu patrimônio.

Estamos comprometidos com a segurança dos seus recursos e com a pessoalidade e descrição no atendimento.

Conheça nossas soluções de assessoria patrimonial da Portofino clicando aqui.

Conclusão

Os Multi-Family Offices são organizações dedicadas à gestão, preservação e aumento do patrimônio de famílias com realidade financeira elevada.

Esse tipo de serviço auxilia nas decisões diárias e melhora a administração de fortunas em todas as áreas que a envolvem

Por isso, se sua família precisa de ajuda para preservar o próprio patrimônio, não deixe de solicitar os serviços de um Family Office como a Portofino.