fbpx

Você sabe o que são fundos imobiliários?

De acordo com a Anbima, no 1º semestre de 2019 os fundos imobiliários atingiram o recorde de 1 milhão de cotistas. Enquanto em 2018 a marca de R$ 1 bilhão por mês foi ultrapassada, neste ano, a média mensal no quadrimestre está em torno de R$ 1,4 bilhões.

Devido a inflação e os juros baixos, os investidores têm buscado aplicações com melhores retornos e, desta forma, o segmento imobiliário tem se beneficiado.

Para saber mais o que são os fundos imobiliários, siga a leitura do artigo!

Afinal, o que são fundos imobiliários?

Aplicar em um fundo imobiliário é sinônimo de comprar uma pequena parte de vários imóveis. Desta forma, a aplicação é indicada para investidores que não desejam realizar a compra.

Os FII’s, como também são conhecidos, são indicados para quem deseja obter rendimentos sobre imóveis. No entanto, ao invés de gerir os ativos individualmente, o investidor compra cotas de um fundo de investimento, delegando o trabalho para gestores especializados.

Os investidores usufruem as vantagens resultantes da propriedade de imóveis sem serem responsáveis pelas obrigações decorrentes da operação do imóvel em si. Eles participam de vários segmentos do mercado imobiliário – escritórios, shoppings, imóveis residenciais, hotéis – em diferentes ciclos de desenvolvimento e, desta forma, se deparam com a possibilidade de otimizar o rendimento total, escolhendo a estratégia de investimento mais assertiva.

Entenda as vantagens de investir em um fundo de investimento imobiliário

No atual cenário macroeconômico, que apresenta baixa inflação e redução da taxa de juros, o mercado imobiliário é um dos que mais se beneficia. A queda da Selic contribui para o aumento da rentabilidade das cotas dos fundos de investimento imobiliários, assim como o mercado de infraestrutura.

Uma das principais vantagens de aplicar em um fundo de investimento imobiliário é a alta liquidez oferecida pelo produto. Como a sua participação em uma cota é negociada na Bolsa de Valores, em aproximadamente dois dias já é possível realizar a venda de sua posição – prazo que, comparado com um imóvel físico e até mesmo outros tipos de aplicações, é excelente.

Além disso, os fundos imobiliários oferecem diversificação, já que permitem investir em diferentes tipos de imóveis, desde shoppings centers até lajes corporativas.

Outro atrativo dos fundos de investimento imobiliário é a isenção de IR para pessoas físicas.

Para saber mais, siga a leitura.

Fundo imobiliário e isenção de IR para pessoas físicas

Através de determinadas condições, é possível investir em um fundo imobiliário e usufruir da isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas.

Para obter a isenção, é necessário que o investidor detenha menos de 10% do total de cotas de um fundo imobiliário, desta forma, ele só será isento se ele tiver, no máximo, 9,99% de um fundo.

Além disso, o fundo deve ter no mínimo 50 cotistas e precisa estar listado em bolsa ou balcão organizado. Por fim, a isenção só é válida para rendimentos periódicos do fundo. Isso significa que no momento em que o investidor se desfaz da cota, ele está sujeito a um desconto de 20% de imposto sobre o ganho de capital.

Vale a pena investir em fundos imobiliários? Entenda a opinião do time de especialistas da Portofino

Em resposta ao questionamento anterior, sim, vale a pena investir em fundos imobiliários. No entanto, assim como em outras aplicações, é preciso ter expertise ao escolher o melhor produto para a carteira de investimentos.

Em nossa visão os fundos de desenvolvimento imobiliário serão o grande diferencial na classe dos FIIs, onde entraremos como investidores no projeto desde o momento inicial. De forma resumida, podemos entender os fundos de desenvolvimento imobiliário como aplicações onde o gestor investe na construção de imóveis, os quais são revendidos com a expectativa de obtenção de lucro.

Estes ativos costumam gerar muito mais retorno, em torno de 25%a.a., pois são de longo prazo e apresentam o risco de implantação do imóvel. Contudo, quando selecionados com expertise, mostram-se como uma excelente alternativa de investimento, sendo descorrelacionados aos fundos imobiliários de renda.

Esclareceu as suas dúvidas sobre o que são os fundos imobiliários? Se você possui interesse em saber mais detalhes sobre a aplicação, entre em contato com nossos assessores clicando no chat localizado na parte direita da tela.