fbpx

(Tempo de Leitura: 3 mins)

Taxa de Juros e o Banco Central

A divulgação da Ata do último Comitê de Política Monetária demonstrou que a conjuntura econômica atual permitiu que o Banco Central realizasse a manutenção da taxa de juros nos níveis atuais, ainda que o discurso seja de preocupação e vigilância quanto aos dados inflacionários vindos da economia local.

A atenção do Banco Central continua, em maior parte, voltada para o controle da pressão inflacionária em 2023, onde a incerteza ainda se faz presente, diante da inflação global persistente. Ao passo que no cenário local, a preocupação continua para com o arcabouço fiscal, mediante os estímulos adicionais que sustentam a demanda agregada do país.

Em síntese, apesar da decisão por manter a Selic em 13,75% a.a ao ponderar os riscos de baixa da inflação, relacionados a uma queda adicional dos preços das commodities internacionais em moeda local, desaceleração econômica global acima das projeções e a manutenção dos impostos projetados para serem revertidos em 2023.

O discurso permanece restritivo, inclusive reforçado pelo voto por uma elevação de 0,25% por parte de dois membros do comitê. Contudo, prevaleceu a aderência à estratégia de manter este patamar por tempo indeterminado, com o intuito de incorporar os riscos atuais, sem que haja desancoragem dos indicadores econômicos de um horizonte ainda incerto.

Inglaterra

No Reino Unido, surpresa para o anúncio do maior corte de impostos desde 1972 e o mercado reagiu de forma bastante negativa, vimos as taxas de juros futuras subindo. O recado do mercado ratifica o sinal de alerta para o Brasil, dado que mesmo em países com a reputação do Reino Unido, a percepção de menor responsabilidade fiscal faz com que os investidores peçam um prêmio adicional nos títulos públicos.

Eleições no Brasil

Mesmo que haja uma chance de vitória em primeiro turno, o cenário mais provável ainda é de termos uma disputa de segundo turno. Confirmado esse cenário, não devemos ter grande alteração no mercado, salvo se houver uma vitória muito confortável de algum dos candidatos ou se for por uma diferença muito pequena, esses extremos sim poderiam levar a alguma preocupação, mas não é a nossa expectativa.

Movimentos táticos

Tanto na renda fixa quanto, principalmente, na bolsa, há muito prêmio para ser destravado, mas ainda dependente da melhora no cenário externo e da definição das eleições. Outro ponto importante, é que o Brasil está mais adiantado em seu processo de aperto monetário.

Nos últimos meses, repetimos algumas vezes que a bolsa está com “valuation” bastante atrativo. Por conta disso, aumentamos a nossa exposição no mercado de Renda Variável, utilizando uma estrutura que nos permita surfar uma possível alta e, ao mesmo tempo, com alguma proteção.

Gestão – Portofino MFO

Gestão – Portofino Multi Family Office.

Mais…

Encontro com Lula e empresários em São Paulo

IPO Porsche

Nova área de Fusões e Aquisições Portofino MFO

Portofino MFO na mídia – as principais matérias com os nossos especialistas